Sobre o Egoísmo 23/01/2010

Imprimir

Meus filhos, é o egoísmo a mais terrível das chagas, que o coração humano carrega, desde os primórdios da sua condição humana.

O instinto de sobrevivência e de continuidade da espécie foram, no decorrer do tempo, transformando-se em forte interesse pessoal, forma sutil de egoísmo, mantido pelo orgulho e pela vaidade, pelo desejo do poder, pela inveja e pelo ciúme. Essa praga moral é a causadora de todos os males que inundam o coração das gentes, dos homens que vivem neste orbe.

O egoísmo leva as criaturas a quererem o melhor para si mesmos e os faz passar por cima de normas e leis humanas, das Leis de Deus e dos próprios seres a quem eles dizem amar, para conseguirem os seus intentos.

O egoísmo é o causador dos crimes contra a Pátria, contra a sociedade em que vive, contra a própria humanidade.

Todos os atos sórdidos são gerados por ele e, infelizmente, até mesmo quando maior é o poder, quando maior a fortuna e a posição social ele se encontra presente.

Quantos desmandos são cometidos por aqueles que, deveriam fazer progredir as nações, por causa do egoísmo!

Quantos lares são desfeitos pelo egoísmo dos corações!

Quantas situações de miséria poderiam ser evitadas, se o egoísmo não fizesse o homem fechar-se numa concha de exclusivismo, que o impede de enxergar o sofrimento alheio!

Quantas críticas, quantos julgamentos e condenações seriam evitados!

Quanta maledicência enxovalhando personalidades, até de amigos e parentes, pelo egoísmo desenfreado!

Quantas desavenças familiares, na hora da partilha de heranças, acontecem pelo egoísmo de todos.

Ao contrário, é a caridade que traz paz aos corações.

Enquanto o egoísmo conduz à separação das pessoas amigas, às desvinculações familiares, às deslealdades, à infelicidade e a solidão, a caridade, promotora do amor, traz alegria, serenidade e felicidade aos que a praticam, fazendo elevarem-se, estes, aos olhos do mundo e por certo atraindo fartas bênçãos de Deus.

Livrai-vos, meus filhos, do orgulho e do egoísmo e sede sempre, apenas, mensageiros da humildade e do amor.

Newsletter







Destaques Batuíra