Organização

Imprimir

A Fraternidade Espírita Cristã Batuíra, e sua mantida BPR Batuíra Projeto Renascer, é administrada por uma Coordenadoria Executiva, com um Conselho Administrativo e um Conselho Fiscal. Essa Diretoria é composta por 31 pessoas (8 Coordenadores, 20 Conselheiros Administrativos e 3 Conselheiros Fiscais), que funcionam em Sistema de Colegiado, não havendo, assim, um “presidente”, nos moldes de outras administrações,

que enfeixa todos os poderes. Há Coordenadores específicos para as diversas funções necessárias à administração.

No que se refere a algumas atribuições próprias do “presidente”, como por exemplo, assinar cheques com o Coordenador da Tesouraria, cuidar dos bens patrimoniais, assinar a correspondência oficial e os Balanços ou ainda, representar administrativamente ou judicialmente a Entidade, junto aos órgãos públicos, foram atribuídas ao Coordenador Administrativo.

As demais atividades atribuídas normalmente ao “presidente”, ligadas aos problemas internos da Entidade, como por exemplo, organização e administração dos diversos setores – inclusive a assistência social, foram determinadas para o Coordenador de Trabalhos. Há, assim, a fórmula de organização tão aprovada na maioria dos paises do primeiro mundo, que é o Parlamentarismo e que veio facilitar de forma evidente, o desenvolvimento desta Entidade.

Finalmente, há os sócios, que formam, sempre que convocados, Assembléias para decisões maiores, ou conhecer as contas do exercício findo, relatórios dos Coordenadores ou, ainda eleições de dois em dois anos, para 31 Membros da Diretoria. Esta eleição é feita de forma direta, por escrutínio secreto.

Todas as funções de direção exercidas nesta Entidade, são de caráter rigorosamente gratuitas, sendo vedado o recebimento de qualquer vantagem, mesmo que indiretamente, a quaisquer de seus membros.

Newsletter







Destaques Batuíra